«Parte traseira
Kaizen: Melhorar, todos os dias, em todos os locais por todas as pessoas
Kaizen: Melhorar, todos os dias, em todos os locais por todas as pessoas
O Kaizen (do japonês, "melhoria" ou "mudança para melhor") refere-se à filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua. O Kaizen foi implementado pela primeira vez em várias empresas japonesas depois da Segunda Guerra Mundial.
O principal objetivo do Kaizen é conferir vantagens competitivas às empresas, através, por exemplo, do aumento de produtividade, rentabilização e motivação de recursos, eliminação de desperdícios, redução de tempos de produção ou otimização de equipamentos. O Kaizen implementa as estratégias necessárias para que a Melhoria contínua seja uma prática permanente dentro das organizações.
O KAIZEN na ALLIANCE HEALTHCARE
Objetivos aplicáveis à Alliance Healthcare
- Implementar uma Cultura de Melhoria Contínua com base em ferramentas Kaizen, onde os colaboradores sintam fazer parte dos processos e contribuam de forma ativa para a melhoria dos mesmos
- Preparar a entrada no novo armazém da Alliance Healthcare em Alverca com processos e layouts desenhados com base na Cultura assimilada e com recurso às ferramentas Kaizen
- Estender a Cultura e linguagem Kaizen a todas as áreas da Alliance Healthcare por forma a permitir uma comunicação em sintonia com as Farmácias Portuguesas
- Suportar o crescimento de vendas com menos custos
Fases de implementação
Fase 1 – Matinha / Alverca
- Implementação Kaizen diário nas áreas de Receção e Conferência, Arrumação, Aviamento Manual e Automático, Devoluções e Expedição, com suporte do Kaizen Institute
- Implementação Kaizen Projeto nas áreas de Receção e Conferência, Arrumação, Aviamento Automático, com suporte do Kaizen Institute
- Criação de equipa de Kaizen Suporte
- Implementação de Kaizen Suporte e Kaizen Líderes
- Sensibilização dos Diretores de Divisão da Alliance Healthcare, Proconfar e Alloga
Fase 2 – Universo Alliance Healthcare (Alliance Healthcare + Proconfar + Alloga)
- Iniciação de processos de Kaizen Diário e Kaizen Projeto nos restantes armazéns
- Criação da Academia Kaizen para suporte à continuidade dos processos Kaizen e auditoria dos mesmos
Fase 3 – Farmácias Portuguesas
- Analisar value stream total desde o Laboratório até à Farmácia, maximizando o fluxo e minimizando os custos, pela identificação e redução de desperdícios
- Gestão do stock integrada até à Farmácia