«Parte traseira

Kaizen: Melhorar, todos os dias, em todos os locais por todas as pessoas

Kaizen: Melhorar, todos os dias, em todos os locais por todas as pessoas

O Kaizen (do japonês, "melhoria" ou "mudança para melhor") refere-se à filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua. O Kaizen foi implementado pela primeira vez em várias empresas japonesas depois da Segunda Guerra Mundial.

O principal objetivo do Kaizen é conferir vantagens competitivas às empresas, através, por exemplo, do aumento de produtividade, rentabilização e motivação de recursos, eliminação de desperdícios, redução de tempos de produção ou otimização de equipamentos. O Kaizen implementa as estratégias necessárias para que a Melhoria contínua seja uma prática permanente dentro das organizações.

 

O KAIZEN na ALLIANCE HEALTHCARE

Objetivos aplicáveis à Alliance Healthcare

  • Implementar uma Cultura de Melhoria Contínua com base em ferramentas Kaizen, onde os colaboradores sintam fazer parte dos processos e contribuam de forma ativa para a melhoria dos mesmos
  • Preparar a entrada no novo armazém da Alliance Healthcare em Alverca com processos e layouts desenhados com base na Cultura assimilada e com recurso às ferramentas Kaizen
  • Estender a Cultura e linguagem Kaizen a todas as áreas da Alliance Healthcare por forma a permitir uma comunicação em sintonia com as Farmácias Portuguesas
  • Suportar o crescimento de vendas com menos custos

Fases de implementação

Fase 1 – Matinha / Alverca

  • Implementação Kaizen diário nas áreas de Receção e Conferência, Arrumação, Aviamento Manual e Automático, Devoluções e Expedição, com suporte do Kaizen Institute
  • Implementação Kaizen Projeto nas áreas de Receção e Conferência, Arrumação, Aviamento Automático, com suporte do Kaizen Institute
  • Criação de equipa de Kaizen Suporte
  • Implementação de Kaizen Suporte e Kaizen Líderes
  • Sensibilização dos Diretores de Divisão da Alliance Healthcare, Proconfar e Alloga

Fase 2 – Universo Alliance Healthcare (Alliance Healthcare + Proconfar + Alloga)

  • Iniciação de processos de Kaizen Diário e Kaizen Projeto nos restantes armazéns
  • Criação da Academia Kaizen para suporte à continuidade dos processos Kaizen e auditoria dos mesmos

Fase 3 – Farmácias Portuguesas

  • Analisar value stream total desde o Laboratório até à Farmácia, maximizando o fluxo e minimizando os custos, pela identificação e redução de desperdícios
  • Gestão do stock integrada até à Farmácia